01/01/2022

A Realidade das Resoluções

Uma coisa que eu sempre digo sobre datas comemorativas como o Ano Novo é que elas não passam de construções humanas criadas para que a gente possa quantificar e medir o tempo de uma forma lógica, racional e que nos impeça de enlouquecer.

A grande verdade é que estamos constantemente envelhecendo e morrendo aos poucos, mas isso não nos impede de todo dia 31 de Dezembro assumirmos resoluções para o ano seguinte. Seremos mais justos, mais bondosos, cuidaremos mais da nossa saúde, economizaremos. Seremos melhores.

E tudo isso não passa de uma gigantesca hipocrisia coletiva.

As pessoas não deveriam ter como meta ou objetivo serem melhores. Elas simplesmente deveriam ser. E no mundo dominado pelas redes sociais, tudo virou uma competição. Nós disputamos para ver quem é mais feliz, quem tem mais amigos, quem passou mais tempo na academia, quem viu mais séries que os outros.

Opiniões vazias e efêmeras passaram a dominar nosso cotidiano, onde quase nada é relevante. Não que antes fosse diferente, mas pelo menos cada um guardava a insignificância de sua própria existência para si mesmo. Hoje nós sorrimos para fotos com a esperança de receber dopamina como recompensa - me curtam, me respeitem, me adorem. Viramos todos deuses invejosos em busca de ovelhas mansas.

Não farei resoluções pois já venho as praticando há meses. Me afastei de algumas redes sociais e sigo no processo de me afastar de outras. Perdi uma quantidade considerável de peso. Cuidei da minha saúde mental. Passei a me exercitar. Comecei a cuidar melhor das pessoas que realmente importam na minha vida, de mim mesmo e não precisei ficar alardeando isso para todo mundo.

Este post inclusive servirá como exercício; ele será postado nas minhas redes sociais e peço que quem chegue aqui através delas deixe um comentário dizendo de onde "veio": Facebook, Instagram ou Twitter. Pessoalmente não acho que terei muitos comentários, afinal de contas as pessoas hoje tem preguiça de ler um parágrafo de texto, imaginem então um texto inteiro de blog.

Para concluir, eu cansei de brigar, cansei de discordar, cansei de tentar ajudar as pessoas a despertarem de uma hipnose coletiva. Toda positividade tóxica e todo narcisismo barato agora serão refletidos com a mais simples e pura indiferença. Assim como os Pinguins de Madagascar, "sorriam e acenem, rapazes. Sorriam e acenem."

E não, isso não é uma resolução para 2022. É apenas a realidade.

6 comentários:

Alan Fontoura disse...

Soh prq vc pediu, cheqguei aqui pelo passarinho azul. Tenho uma discordancia ou outra, mas seu texto faz bastante sentido.
Independente de construcao da sociedade ou nao, feliz ano novo, meu querido.

Raquel M. Linhares disse...

Cheguei pelo Twitter, e também tenho algumas discordâncias. Acho importante essa marca da passagem de ano, é quando muitas pessoas tiram um tempo para refletirem sobre o tempo que passou e como querem fazer diferente no próximo ano. Muitas vezes somos engolidos pela rotina e pelo trabalho e não conseguimos fazer isso ao longo do ano.

Eu costumava pensar como você, mas hoje reconheço a importância dessa "catarse coletiva".

Raphael Eckhardt disse...

Instagram.

Unknown disse...

Twitter.
Eu concordo com toda a argumentação sobre superficialidade e esvaziamento que foi exacerbado pelas redes sociais. Mas acho um exagero dizer que a reflexões e resoluções de Ano Novo são uma hipocrisia coletiva (nada contra, eu nasci de uma hipocrisia).
A natureza da nossa realidade é cíclica, faz todo sentido querermos nos encaixar nesse ciclo. Refletir sobre um período de tempo que não pareça tão arbitrário assim (e que vai se repetir) e tentar aprender e crescer.
As pessoas podem a qualquer momento fazer sua introspecção e tomar decisões para o seu futuro.

Uma crítica que eu aceito é que o Ano Novo é uma convergência eurocentrica. Qual momento mais adequado para introspecção se não a semana das noites mais escuras do ano?

Unknown disse...

Twitter
Achei interessante, mas no fim existem pessoas que precisam do MARCO pra se re avaliar, não quer dizer que não façam isso o tempo todo. mas o marco ajuda a ter foco, a ter uma meta valida "vou perder 3kg até 2023", o marco temporal ajuda. Os anúncios públicos TB ajudam, (pelos motivos errados mas ajudam). Acho importante as pessoas querem melhorar a sua maneira, da melhor forma que conseguem, com as muletas que tem, querer melhorar... Isso sim eh surpreendente e maravilhoso.

diMaria. disse...

Twitter 🐦