15/02/2022

Opinião e Responsabilidade

Em Dezembro de 2004 o guitarrista Dimebag Darrell, do Pantera e Damageplan, foi brutalmente assassinado a tiros durante um show, junto com outras três pessoas, por um ex-militar mentalmente instável e fã de um certo cantor neonazista que era ex-membro do Pantera.

Em resposta a esta notícia o cineasta e então crítico Arnaldo Jabor, em sua coluna de opinião no Jornal da Globo, leu o seguinte texto (completo no link do Observatório da Imprensa):

"O rock começou como canto à alegria e à liberdade, música de esperança numa era de utopias e flores. Aos poucos, a ilusão foi passando. (...) Os shows de rock viram missas negras que lembram comícios fascistas. É musica péssima, sem rumo e sem ideal. A revolta se dissolve e só fica o ódio e o ritual vazio. Hoje, chegamos a isso, a essas mortes gratuitas. A cultura e a arte foram embora e só ficou a porrada."

Hoje o Arnaldo Jabor morreu, então lembrei dessa história. Não vou fazer nenhum comentário sobre o falecimento desta pessoa, apenas deixar aqui registrada sua opinião, naquele momento, completamente equivocada, preconceituosa e da qual ele jamais se retratou, para a posteridade.

Este tipo de generalização é extremamente perigosa, afinal de contas, nem todo fã de rock ou metal é uma pessoa violenta, cheia de ódio ou um fascista, ou sequer gostaria de ser associado a isso. Eu pelo menos não sou e luto contra esta escória humana.

Vamos continuar torcendo por um mundo onde as pessoas tenham mais responsabilidade quanto à sua capacidade de influenciar opiniões, caso contrário continuaremos tendo cada vez mais Monarks e Adrilles falando besteira e menos Skylabs sendo sensatos.

Nenhum comentário: