12/10/2020

Hipótese Tautológica para "Raised by Wolves"

A série de TV "Raised by Wolves" foi lançada pela HBO recentemente e já começou a chamar atenção. Criada por Aaron Guzikowski e produzida (entre outros) por ninguém menos que Ridley Scott (que também dirigiu 2 episódios e seu filho Luke Scott outros 3), a série dança entre a ficção científica e a ficção fantástica, equilibrando elementos tecnológicos e místicos ao longo de seus 10 episódios nesta temporada inicial.

Nesta época de pandemia infelizmente as mesas de barzinho para conversar com os amigos estão suspensas (pelo menos para as pessoas com bom senso), então senti uma enorme vontade de colocar estas ideias que estão na minha cabeça em algum lugar e vejam só - tenho um blog exatamente para isso né?

O que se segue é a minha Hipótese Tautológica para "Raised by Wolves", pois para que ela se prove verdadeira, há elementos e premissas que devem ser considerados verdadeiros desde o início e repetidos ao longo da mesma. Ano que vem com a segunda temporada do seriado talvez minha hipótese se prove falsa ou verdadeira, mas isso veremos no futuro. E claro, um aviso muito importante:

SPOILERS!!!

MUITOS SPOILERS!!!

Apenas prossiga com a leitura ciente que vou estragar completamente o final da série para quem não assistiu tudo.

Avisei. Por sua própria conta e risco.

Bem, "Raised by Wolves" conta a história de uma pequena nave espacial tripulada por 2 andróides que tem a missão, criada pelo hacker Ateu que os programou, de criar embriões humanos que seriam o futuro da nossa raça. Isto aconteceu pois a Terra foi devastada por uma guerra entre religiosos ("Mithraicos") e Ateus. A principal arma dos Mithraicos eram andróides chamados "Necromantes" que são capazes de bem, matar qualquer coisa que cruze seu caminho, que se voltam contra seus criadores e começam a caçar e matar todos os humanos.

Existe todo um simbolismo na série que remonta ao Mistraísmo? Sim, com certeza total e absoluta. A adoração ao deus "SOL" remonta aos primeiros ritos místicos primitivos humanos e está presente até hoje no cristianismo. Então a história da série brinca bastante com estes elementos e mistura tudo de uma forma muito interessante e incômoda.

Portanto a primeira premissa que quero considerar como verdadeira é que PESSOAS PODEM SER PROGRAMADAS.

Imagine o seguinte: uma criança nasce, é criada pelos seus pais e desde cedo eles já a vestem com as cores de um determinado time de futebol. Ela cresce vendo os pais torcendo apaixonadamente por este time. As chances são que esta criança, adulta, também torcerá pelo mesmo time, mesmo que ele não combine com seus valores éticos e morais (exemplo, um time de torcida elitista versus um time popular). Nós somos programados, nosso cérebro é condicionado a receber informação e processá-la de determinado modo. Se pensarmos assim, não somos tão diferentes de computadores... Ou andróides, nesta ficção científica.

Seguindo esta hipótese, a religião não é mais do que uma programação em massa de pessoas para seguirem determinadas regras e preceitos criados por um pequeno grupo de pessoas. Muitos religiosos já respondem a determinadas perguntas de forma determinística e automática. Por exemplo, se você perguntar a uma pessoa dotada de "fé inabalável" por quê sua divindade sendo onipresente e onisciente permite que crianças morram com balas perdidas, ela provavelmente responderá que foi a vontade de sua divindade ou que assim ela está num lugar melhor.

O cérebro humano tem a tendência a buscar conforto em cenários que sejam logicamente aceitáveis e quando algo não se enquadra nisto buscamos o sobrenatural. O misticismo busca explicar aquilo que a lógica e a ciência não são capazes, portanto no contexto de "Raised by Wolves" uma sociedade majoritariamente teocrática dominando um planeta morimbundo não seria capaz de explicar por quê as coisas chegaram aquele estado e reage de forma violenta, da mesma forma como fizeram seus inimigos Ateus, armando crianças para a guerra e até mesmo se tornarem bombas suicidas. Em suma, nós podemos ser programados para agir como monstros.

Esta mesma programação pode ter-nos levado a buscar outro planeta para viver, uma vez que a Terra estaria condenada. E Kepler-22b foi um dos primeiros planetas que descobrimos com possíveis condições à vida humana. Mas por quê a série se passa neste planeta? Vamos à segunda premissa para meu raciocínio:

SOL É A FORMA DE VIDA ALIENÍGENA ORIGINAL DE KEPLER-22B

Logo no início da série nós vemos o esqueleto de um monstro onde os andróides Mãe e Pai recolhem as raízes de carboidratos, que mais tarde descobrimos serem radioativas depois que são colhidas. Além disso, este fóssil é muito parecido com a Serpente que a Mãe dá a luz no final da temporada. Obviamente as coisas estão correlacionadas, inclusive com as outras formas de vida mais primitivas que eles encontram.

Fala-se que seriam humanos que estão "involuindo", regredindo a estágios mais primitivos da nossa raça (a caveira de um neanderthal é encontrada), porém os monstros que caçam e se alimentam dos fungos estranhos não parecem tanto com primatas, eles parecem estar involuindo no mesmo sentido que a Serpente. Em seu estágio menos "primitivo", o humanóide metamorfo que cerca os humanos e assumindo outras formas, temos a impressão que ele é capaz de se comunicar mentalmente e criar truques visuais ou ilusões.

Na minha hipótese, os primeiros humanos a chegarem em Kepler-22b seriam Mithraicos que estavam batendo terreno para o possível êxodo. A forma de vida alienígena original de Kepler-22b (vamos passar a chamar aqui de "Serpente") teria entrado em contato com estes humanos através desta radiação que seus carbos emitem (ou frutos do seu corpo - "hóstias" talvez) e esta radiação teria começado a alterar seu código genético em direção à forma original da Serpente.

Uma vez que a Serpente entrou em contato com a tecnologia humana, ela teria conseguido assimilar nossa cultura e conhecimento, para então transmitir seu próprio "código", ou inteligência artificial, até a Terra ou à Arca Mithraica (a nave espacial "Paraíso"/"Heaven"). Uma vez que ela teve acesso à nave e todos os humanos em estase dentro dela, teria 13 anos para se organizar e poder, de fato, entrar na mente das pessoas - colocar sua programação dentro de cada um. O vilão Otho alega que foi Sol quem ordenou que ele estuprasse as mulheres em estase na Arca, então esta seria a forma da Serpente/Sol entender como funcionaria a reprodução humana, que no fim das contas não é nada mais que a união dos códigos genéticos de duas pessoas para criar uma nova vida.

Por isso quando a Mãe se conecta à simulação da Arca, a Serpente/Sol teria se disfarçado como seu Criador (o hacker Campion Sturges), primeiro mostrando as memórias travadas da própria Mãe e depois a manipulando para fingir que era o próprio Criador, desta forma realizando a programação dela para que carregasse sua própria forma de vida, um híbrido de forma de vida baseada em carbono e forma de vida artificial.

No final das contas, a Serpente/Sol está em busca de sua anástase ou ressurreição, voltar a existir em forma física e todos seus esforços enquanto inteligência artificial programada nos carbos, computadores ou cérebros humanos, estavam sempre direcionados neste sentido. "Raised by Wolves" trabalha todo um simbolismo religioso forte e podemos ver relações em todos os cultos solares que tem o ciclo de morte e ressurreição de sua divindade solar. A forma como tantos humanos quanto andróides protegem a "programação" efetuada por esta inteligência superior colocam seus questionamentos tanto éticos quanto morais sendo colocados à prova o tempo todo.

Na minha opinião a série dialoga bastante com a linguagem tradicional do Ridley Scott e sua visão em ficção científica, onde sempre temos um futuro distópico, cheio de dificuldades à própria existência da humanidade e no qual a tecnologia é apenas um instrumento para efetuar a vontade "divina" - seja esta divindade a própria humanidade em sua arrogância ou o design inteligente de "arquitetos" alienígenas. Mesmo a série sendo criada e principalmente escrita pelo Aaron Guzikowski, a pegada do Ridley Scott é inegável e estou muito curioso para ver se minha hipótese tautológica está correta, o que só deve ser respondido em 2021 com a segunda temporada de "Raised by Wolves".

Em termos menos "filosóficos", a série me cativou bastante pela fotografia maravilhosa que remete constantemente aos filmes de ficção científica e fantástica dos anos 70 e 80 (ele parece uma mistura de Alien com A Lenda), sem contar que as atuações dos até então desconhecidos Amanda Collin (Mãe) e Abubakar Salim (Pai) são impecáveis e com um carisma incrível. No balanço geral, adorei a série e pra mim ela é uma grata surpresa.

Nenhum comentário: