15/01/2010

Reeducação da Atitude Global (parte II)

Outro dia de manhã bateu uma ligação no meu celular de número estranho: (021) 94xx-xxxx (censurado por motivo de respeito à privacidade). Eram 09:20 horas e uma voz feminina se anunciou:

- Oi, bom dia. Meu nome é Daniela e eu falo da operadora Claro. Com quem eu falo?

Já começou mal. Eu nunca digo meu nome antes de saber quem está falando comigo ou de saber qual é o assunto. Hoje em dia, na era dos golpes virtuais e telefônicos, precisamos nos precaver. E se não for golpe é grosseria - se alguém liga para meu número e não sabe com quem quer falar, é porque tem algo errado.

- Desculpe Daniela, mas qual seria o assunto?
- É sobre uma promoção da Claro que gostaríamos de ofertar.
- Obrigado, mas eu tenho um plano Oi Conta Total, não estou interessado.
- *Tu tu tu tu tu*

A mulher bateu o telefone na minha cara! Apesar da grosseria da Daniela (sair perguntando meu nome), fui gentil. Tenho testemunhas que ouviram a ligação, não alterei meu tom de voz e fui educado, respondi calmamente como se estivesse falando com um colega no trabalho. E a tal Daniela da Claro simplesmente bateu o telefone na minha cara!

Os defensores do setor de telemarketing alegarão que a pessoa faz um milhão de ligações por dia, não tem tempo para nada. Que cada minuto que ela passa ao telefone é valioso pois ganha por comissão. Que suas palavras na verdade são um reflexo do manual ou treinamento que ela deve seguir. Mas na boa,

SEJA EDUCADO

É a dica de hoje. Quanto mais educado e polido você for, mais positivamente irá influenciar a atitude das pessoas que te cercam e consequentemente o seu ambiente. Ninguém gosta daquela pessoa que briga com a funcionária do mercado porque o preço da carne está alto demais. Ao contrário, deveríamos ser as pessoas que fazem todo o possível para tornar o dia da funcionária do mercado melhor.

Claro, não estou falando apenas de atitude, mas também de respeito básico aos nossos semelhantes e a si próprio. Pense duas vezes antes de soltar os cachorros em cima das pessoas e aos poucos sua vida ficará melhor.

2 comentários:

Clara Edwiges disse...

Fato ;.)

Jonara Oliveira disse...

é preciso soltar os cachorros mas com jeitinho!
Bah, telemarketing é uma merda. Pobre dos funcionários, e pobre de nós que temos que aguentá-los. Agora a Tim já partiu pra uma nova tática... me liga e solta uma mensagem gravada... o cúmulo!