14/01/2010

Reeducação da Atitude Global (parte I)

O post anterior sobre aquecimento global me inspirou. Também fui particularmente inspirado pelos comentários do Bruno e da , ambos comprovadamente seres plenamente pensantes, tanto ao vivo como online. Então, a idéia geral é criar posts sobre atitudes amplas que podem ajudar a alterar ou reeducar a postura de uma ou mais pessoas sobre a forma como elas encaram e modificam o ambiente ao seu redor. Em suma, mostrar pequenos tópicos sobre como podemos praticar uma Reeducação da Atitude Global. E o primeiro R.A.G. é:


PRATIQUE MAIS E FALE MENOS


Vou usar como exemplo o site Click Arvore. Quando comecei a namorar a Clara ela descobriu este site, que é mantido por uma ONG (SOS Mata Atlântica) com base em patrocínio de empresas privadas. Resumindo, você entra lá todo dia e planta uma muda de árvore "virtual". Cada muda que você plantou "online" é enviada para uma fazenda ou reserva que participa do programa da ONG para reflorestar a Mata Atlântica. Muito bacana e tudo o que você precisa fazer é perder 30 segundos do seu tempo todo dia, entrar no site, dar uns três cliques e pronto.

A imagem acima é o perfil atual da minha "plantação virtual". Pelas contas da ONG, eu sozinho já contribuí para o reflorestamento de 4200 metros quadrados da Mata Atlântica. Quando tentei divulgar o site no Google Wave incluindo enquete, o resultado e feedback foram deprimentes. O mais triste foi ver pessoas que numa mesa de bar ou festinhas da vida advogam em prol do meio ambiente simplesmente se lixando para um projeto tão interessante, sem ao menos tentarem se informar melhor.

As pessoas deveriam praticar o que pregam com mais frequência. Não apenas reclame do aquecimento global, faça algo! Se você não pode separar lixo, ou replantar mudas de árvores numa fazenda, ou queimar menos gasolina ou usar menos produtos não-recicláveis, putz grila, pelo menos divulgue boas causas e não seja do contra. Você nem precisa levantar sua bunda gorda da cadeira para fazer algo, apenas altere o status da sua persona online para algo mais interessante: o das pessoas que não apenas se importam, mas agem também.

3 comentários:

Clara Edwiges disse...

"Practice what you preach", é realmente uma boa maneira de ser cada vez menos hipócrita e mais proativo ;.)

Bruno S. disse...

Estou entrando nessa!

Jonara Oliveira disse...

eu já plantei a minha hoje.