31/12/2019

Essa tal de Resiliência

2019 foi mais um ano muito desafiador na minha vida, mas ao mesmo tempo em que aconteceram muitas coisas que eu gostaria que nem sequer existissem, também tive novidades e vitórias incríveis. A melhor palavra para definir algo sem o qual eu não teria conseguido perseverar é "resiliência".

Sim, este artigo é cheio de "corporativês" e publiquei há alguns meses no meu perfil do Linkedin. Segue aqui apenas um "bom conselho" e meus votos de que o ano de 2020 seja muito melhor para todos nós!


Outro dia me perguntaram o quê é "RESILIÊNCIA". OK, vamos lá? Se pegarmos a definição no Dicionário (Priberam):
re·si·li·ên·ci·a
(do latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar)
1. [Física] Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2. [Figurado] Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
É normal no meio corporativo e executivo que algumas palavras sejam ressignificadas e para mim a tal da "resiliência" é uma destas. Quantas pessoas que estão lendo isto aqui não foram ensinadas que ela na verdade significa a capacidade de superar ou lidar com uma crise ou situações desafiadoras emocionalmente?

O pessimista diria que a carga é pesada. O otimista diria que pelo menos é uma esfera, não um cubo.

Bem, quem entendeu desta forma, entendeu corretamente. Entretanto este é o significado direto da palavra quando aplicado à resiliência psicológica. É algo ligado ao âmago íntimo de cada indivíduo. Meu desafio é: deveríamos utilizar a mesma definição, corriqueiramente, no meio executivo?

Cenário: seu gestor entrega uma demanda com prazo extremamente curto, para a qual você tem recursos limitados e a responsabilidade do resultado final é grande. Qual é o sentimento que fica após esta situação? Frustração? Angústia? Ira, talvez?

A resiliência corporativa que queremos aplicar, no cenário acima, nada mais é do que a capacidade de lidar com seus próprios conflitos internos que sabotariam suas atividades, postura profissional e o resultado do trabalho.

Leões são apenas felinos grandes; pense grande, aja grande!

Nenhuma destas explicações ou significados são incorretos, porém é importante ressaltar que não existe uma "fórmula mágica" para ter essa tal de "resiliência". Na minha experiência cada indivíduo lida de forma diferente com a necessidade de criá-la ou desenvolvê-la para os desafios profissionais. Mas aqui vai um pequeno guia que talvez ajude muita gente, apesar destes não serem regras gerais (afinal de contas, cada pessoa é um universo diferente dos demais):

CORPO: o ditado "corpo são, mente sã" é muito real. Se você se alimenta bem, faz exercícios ou esportes, não comete excessos, em suma, cuida da sua saúde física, será capaz de lidar melhor com situações difíceis e momentos de crise.

MENTE: não reaja; pense! Sempre tente entender os fatores que levam a decisões e criaram as situações que te desafiam. O cérebro humano é nossa ferramenta mais poderosa e que nos diferencia de todas as outras formas de vida no planeta, cuide muito bem dele. Leia livros, faça terapia, divirta-se nas horas vagas quando possível, busque cultura e enriquecimento intelectual.

EMPATIA: isto é muito importante... Sempre faça um esforço para se colocar no lugar dos outros e tentar entender como as pessoas ao seu redor se sentem com sua influência e contribuição.

Você pode pensar que ele está lascado no meio do deserto ou que tem um desafio sensacional pela frente. Seja positivo!

Espero ter ajudado um pouco a quem ler este artigo. Lembrem que toda mudança pessoal só depende de nós mesmos. Um grande abraço!

Nenhum comentário: