04/07/2017

Chegou a hora de pagar o pato

Não farei mais piadas ou comentários sarcásticos sobre as pessoas que bateram panela ou foram às ruas de verde-e-amarelo para protestar contra a corrupção. Apenas hoje me toquei que estas pessoas estão em silêncio pois se sentem cobertas de vergonha por terem, mais uma vez, sido enganadas, manipuladas e usadas como massa de manobra. Não é certo tripudiar de quem já foi derrotado e vencido.

O pior é que nesta batalha estamos todos sendo derrotados. Mas pelo menos algum de nós perceberam isso antes e puderam fazer suas pazes com a inevitabilidade do destino que é ser brasileiro: um povo apático que aceita aquilo que lhe é reservado por sua elite.

Não é escrevendo um post no facebook ou xingando muito no twitter que alguém que enxerga através deste véu de fumaça vai conseguir se distanciar ou se diferenciar. Eu mesmo sempre disse que uma das minhas habilidades é enxergar fatos e situações de forma holística, considerando todos os aspectos envolvidos e até cenários imprevistos.

Por isso não me surpreendo de estarmos afundados no mar de lama de hoje. Mas ainda assim, isso não reduz minha profunda decepção com tantas pessoas queridas que hoje se calam diante do problema, ou tentam redirecioná-lo, sem assumir qualquer tipo de responsabilidade.

Aceitar que você é parte do problema é o primeiro passo para resolvê-lo.

Nenhum comentário: