09/05/2011

O Fim da Corrupção no Brasil

Utopia? Talvez. Este fim-de-semana um amigo me contou que o trânsito estava ruim por causa da manifestação contra o aumento da gasolina, sexta-feira de noite. Perguntei: "aquela manifestação que começou com um convite para evento no facebook?" E resposta foi positiva.

Então comecei a pensar. O Brasil talvez seja o país com o maior índice de inclusão digital no mundo. Não tenho certeza, se alguém puder me apresentar a estatística correta eu ficaria muito grato. Mas às vezes a impressão que temos é esta. Hoje os brasileiros descobriram a maravilha que é fuxicar no facebook e usar sua ferramenta de eventos para divulgar shows, atrações culturais e outras coisas menos interessantes, como correntes e piadinhas do tipo "o mundo vai acabar em 2012."

E continuei pensando. Se este potencial de internet conseguiu transformar uma manifestação virtual, no caso do aumento da gasolina, em manifestação física no país inteiro, por quê não fazê-lo com algo que particularmente eu acredito ser mais pertinente? Será que daria certo?

Acabei de criar no facebook este evento, "O Fim da Corrupção no Brasil" e enviei o convite para todos meus amigos. O convite inicial tinha cerca de 570 pessoas e em menos de 10 minutos já subiu para cerca de 850. Se isto ajudar a pelo menos levantar uma percepção geral de como podemos utilizar melhor nosso tempo e esforços para tentar fazer coisas boas, já valeu a pena. Uma ou outra vez já expus algumas opiniões sobre o assunto aqui no meu blog, seja em post comum ou em formato de crônica. Mas qual será a verdadeira extensão desta ferramenta do facebook?

Quanto menos corrupção tivermos no Brasil, teremos menos mortes em hospitais públicos. Policiais terão bons soldos e não serão corrompidos com facilidade. Isso significa mais segurança para todos. Escolas e faculdade públicas terão mais orçamento para poder de fato cuidar da educação de nossa juventude e não apenas tapar o sol com uma peneira para que este ou aquele governo apareça bem nas estatísticas. Teremos menos impunidade, mais orgulho de viver num país que luta por boas causas e com um povo orgulhoso que quer a felicidade acima de tudo.

Talvez seja uma linda utopia.

2 comentários:

Bart Rabelo disse...

Recebido por e-mail:

Maio/2010: 73 milhões de usuários de internet no Brasil. 40,7% ativos (pelo menos um acesso nos ultimos 3 meses), 11,9% com idade entre 6 e 14 anos e 56,1% entre 15 e 34 anos (TELECO). Ou seja: 1/3 da população brasileira é usuária da internet. Em janeiro de 2011 havia 42.757 usuários ativos e 54.523 pessoas com acesso em algum lugar. Site da Teleco. O que dá 100 milhoes, metade da população com acesso.

Mariana disse...

Opa, tava procurando na net "fim da corrupção no Brasil" e acabei vindo parar no seu blog hehe. Li a postagem e achei legal a citação de que a manifestação começou com um convite no face. No ultimo dia 21 aconteceu o mesmo aqui na minha cidade (taubaté-sp) e reunimos varias pessoas, crianças, jovens adultos e idosos com a mesma intenção- marchar contra a corrupção. COm certeza se a maioria do pessoal online se unir, podemos em curto espaço de tempo mudar a realidade do país, juntos fazemos a força! abraços