11/01/2010

Global Warning?

Sabem esta imagem impressionante aí do lado? É a Grã-Bretanha, completamente congelada. Literalmente, virou uma ilha de gelo por causa da loucura climática que está atingindo o mundo hoje em dia, seja com uma onda de calor horrível em todo o hemisfério sul como o congelamento rigoroso do hemisfério norte.

O mais incrível é ver que muita gente reclama, critica, bate pesado - especialmente quando tem a possibilidade de se esconder sob o manto do anonimato - mas raras são as pessoas que de fato se movem para tentar melhorar a situação. Claro, países e empresas adotam políticas e compromissos, mas e os indivíduos? Nós simplesmente cruzamos os braços e na maioria das vezes não fazemos nossa parte, nem sequer uma crítica construtiva.

Eu vou continuar tentando fazer a minha parte. Admito, sou "blogueiro", gosto do formato. Manterei minhas contas de orkut, facebook, twitter e outros do gênero como forma de levantar minha voz, mas sinceramente, quem acha comunicação é passar o dia inteiro resmungando que odeia trabalhar ou que constantemente falar mal de outras pessoas é algo divertido, fique à vontade para se tornar irrelevante.

No blog posso mostrar que penso. Não que todos tenham que concordar comigo, este é o princípio da discussão: gosto que me contrariem, quem sabe não aprendo algo novo ou mudo de opinião. Da mesma forma que com a questão do aquecimento global, chegou a hora das pessoas saírem do conforto e aconchego de seus cantinhos passivo-agressivos e encararem uma questão muito mais importante:

O quê vou fazer para melhorar as coisas?


P.S.: o trocadilho no título do post é o nome do último disco do Jon Oliva's Pain, o qual aqueles que curtem rock e metal devem obrigatoriamente conferir.

2 comentários:

Bruno S. disse...

É isso aí, rapaz. Vamos fazer as pequenas grandes coisas que estão ao nosso alcance. Semana passada, por exemplo, dei de presente pro pessoal daqui umas sacolas daquelas "permanentes", pra parar com o plástico.
O bom e velho "trabalho de formiguinha".

Jonara Oliveira disse...

O que fazer para melhorar... Deixo minhas sugestões (que pratico):
- pensar e agir: como minha atitude vai afetar os outros (pessoas, animais, meio ambiente)?
- deixar o carro em casa o máximo possivel, usar transporte publico ou bicicleta
- lixo - reduzir, reciclar, reutilizar
- água - fechar o chuveiro enquanto espera o condicionador agir em seus longos cabelos. Fechar a torneira enquanto lava a louça e escova os dentes, etc.
- compras - dar preferência a produtores locais (reduz frete, estimula a economia local).
- na medida do possivel conhecer as práticas éticas da empresa onde compra produtos(se usa trabalho infantil, se faz testes em animais, se tem creche para funcionárias, etc.)
- evitar sacolas plásticas (inclusive saquinhos de frutas)
- comprar mais produtos naturais, menos industrializados (menos embalagens, menos lixo, mais saude)
- acompanhar o trabalho dos politicos e se tiver tempo, das associações do seu bairro
- conhecer melhor as pessoas que trabalham para vc, e ajudar essas pessoas a melhorar de vida

Enfim.. é dificil sair da inércia, mas depois que saimos, a cada dia encontramos mais maneiras de agir. Meu próximo passo é fazer algum trabalho voluntário.
Bora lá! Mais atitudes, menos palavras!