06/06/2016

A ilusão da opinião livre

Outro dia escrevi um post no facebook sobre um assunto bastante polêmico da atualidade. O que achei mais interessante é como meus amigos e amigas curtiram rápido o que escrevi, e isto talvez tenha dado uma difusão maior ao post do que imaginava. Isto atraiu...

TROLLS!!!

Sim, verdadeiros trolls da internet. Não daqueles que dão corda até te enforcar com seus próprios argumentos, mas o tipo que normalmente se esconde embaixo da ponte e te espera passar para atacar.

O que aconteceu foi que dois ou três camaradas, que eu nunca vi mais gordos na minha vida, entraram de sola no meu post, me criticando e até ofendendo. Resumo da ópera, acabaram bloqueados. Antes de apagar as agressões inconvenientes deles, percebi que um dos trolls havia escrito algo na linha: "você é um ditador, se não quisesse que pessoas que não te conhecem viessem interagir no seu post, marcasse ele como privado aos seus amigos, não como público."

Hum, interessante. Imaginem a seguinte situação: você está no restaurante com sua família e amigos. Começam a falar animadamente sobre futebol. Sua mãe fala "o melhor time do mundo é a Portuguesa de Ilha!" ao que você responde "não, o melhor é o Campo Grande Atlético Clube!"

Então do nada aparece um desconhecido alcoolizado que estava sentado na mesa do lado se levanta e fala aos berros na sua direção: "VOCÊ ESTÁ MALUCO?! O CAMPO GRANDE É UM TIME DE MERDA! VOCÊ NÃO SABE O QUÊ ESTÁ FALANDO, SEU IDIOTA!!!"

Peguei pesado? Creio que não. A comparação é cabível. Se eu escrevo algo e coloco de forma pública na internet, tenho tanto direito de pedir que pessoas inconvenientes se retirem quanto o bêbado que odeia o glorioso galo da zona oeste, o Campo Grande AC.

A ideia de que o facebook é um grande forum aberto de ideias livres é idiota. Todo mundo censura alguém ou algo a qualquer momento. E é por isso que existem fóruns com moderadores, onde aí sim estas ideias podem ser discutidas livremente, desde que as regras do fórum sejam respeitadas.

Agora, trolls desconhecidos me agredindo aleatoriamente? Por favor, podem passar longe. No golpe da sua ponte eu não caio não.

Nenhum comentário: