24/02/2011

A lambança dos nerds?

Todo mundo com o mínimo de senso de humor deve lembrar da clássica série de filmes cômicos "A Vingança dos Nerds." Naqueles filmes os nerds eram criaturas muito bizarras, mas por mais incrível que pareça, o mundo real está cheio de peças similares.

Ontem aconteceu uma coisa deplorável. Estava num bar, era aniversário de um amigo. Mesa cheia, um cara mais ou menos da minha idade senta à minha frente e pergunta: "Bartô?" Bem, só a minha família me chama assim... E as pessoas da minha época de escola. A escola escrota e cheia de playboys que frequentei entre 1993 e 1996.

Apesar de normalmente me gabar da minha pouco convencional memória visual, olhei pra ele e nada. Não conseguia reconhecê-lo. O cara não disse o nome dele, o que não ajudou muito. Minha cara de interrogação deve ter sido bizarra e ele ficou visivelmente chateado. Depois de alguns desconfortáveis minutos (falei que ele sentou na minha frente? E que tinha um sidekick, o qual aparentemente eu deveria reconhecer?) tomei coragem e perguntei de qual turma ele era. Nada. Puta merda. Aí ele disse seu nome, mas nada ainda... Então completou: "você deve lembrar de mim como Jamelão."

Claro. Jamelão. Ele era um dos caras mais gente fina daquela escola nojenta. Eu era um dos nerds estigmatizados, pisados e zoados por quase todo mundo. Ele era um dos caras "legais", que independente de qualquer coisa ou categorização, sempre falou com todos e sempre foi, acima de tudo, simpático. Então imaginem, esse cara bacana, encontrar com um dos caras que ele sempre tratou bem e não ser sequer reconhecido.

Tem gente que acha que alguns nerds amadurecem e viram pessoas melhores graças às experiências duras da vida. Outros que os nerds ficam melhor com o tempo, especialmente na questão física (Patrick Dempsey é um grande exemplo). Outros acham que nerds, ao invés de superararem as mazelas do passado, se tornam babacas vingativos e amargos.

Espero que eu não seja parte do último grupo. Deve ter sido a cerveja. Foi mal aí, Jamelão.

Um comentário:

Redação disse...

Galera vai aqui uma dica super especial para quem gosta de ler. Foi lançado no Rio o livro, "Um amor, um verão e o Milagre da vida", de Isa Colli, um romance que aborda câncer. Vale apena conferir! Segue o link para baixar a versão virtual gratuitamente. http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/2827491
Neste tem um deguste on line
http://goo.gl/lSnqk
WWW.umamorumveraoeomilagredavida.blogspot.com