09/05/2010

Eca, kefir!

Meu nome é Bart e eu gosto de brócolis e quiabo desde criança. Mas depois que cheguei à idade adulta admito que meus hábitos alimentares viraram os piores possíveis. Aqui está uma dica para quem quiser adicionar um pouco de qualidade ao seu dia-a-dia.

Há não mais do que duas semanas atrás a Clara trouxe para casa esse tal de "kefir", chamando de "bichinho", "coisinha" e outros adjetivos do gênero. Ela disse que era uma colônia que "comia" leite e o subproduto era uma espécie de iogurte, porém mais saudável.

Ok, eu imaginei pequenos vermezinhos se remexendo para beber leite e cagar iogurte. Admita, você também imaginou algo tão nojento quanto eu. Aí a Clara decidiu explicar de uma forma mais "clara" (pun intended).

O kefir é uma colônia de lactobacilos e leveduras, como aquelas que se encontram em coisas tão comuns e normais para nós, tais pães, vinhos, cervejas e iogurte convencional. Esta colônia processa qualquer tipo de leite, quebrando e sintetizando enzimas para produzir este tipo especial de iogurte, que é muito mais saudável que o convencional. Para isso basta deixar o kefir num pote com o leite e depois filtrá-lo com uma peneira fina. O que fica é o iogurte.

Eu provei. Realmente é muito bom, muito melhor do que o iogurte tradicional. E o mais bacana? De graça. Ninguém vai achar kefir à venda em mercados, o grande lance é que as pessoas cultivam a colônia e ela vai aumentando até que a doação de parte dela é inevitável, levando a idéia adiante para mais pessoas ainda.

O kefir tem propriedades anti-oxidantes no organismo humano e também ajuda a quebrar o ácido lático. Suspeita-se que ele possa ajudar no controle da hipertensão e dos níveis de colesterol, mas isso ainda está sendo estudado. Ele também é gostoso pra danar.

Em breve a Clara vai postar no Batatas Na Cozinha um roteiro sobre como criar kefir em casa e algumas receitas legais. Por mim basta temperar um pouco e botar na torrada que já é um lanche rápido, saudável (dependendo do pão usado, claro) e excelente.

4 comentários:

Wendy disse...

nossa, q vontade de experimentar! vai ter q trazer hahaha

Clara Edwiges disse...

Nossa colonia está crescendo que é uma beleza ^.^

Bart Rabelo disse...

Putz Wendy, já não tem mofo suficiente aí no norte não? :P

E a Clara está certa, a colônia está indo de vento em popa.

Unknown disse...

Maneira a dica. A pergunta é: como conseguir uma doação do kefir para iniciar uma colônia?